Projeto Livro Aberto Adolfina
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Jogar RPG no Fórum

Ir para baixo

Como Jogar RPG no Fórum Empty Como Jogar RPG no Fórum

Mensagem por Sor Thiago Seg 20 maio 2019 - 15:03

Olá a todos,

Agora que o projeto está cada vez mais encaminhado, chegou a hora de ensinar a vocês como jogar RPG pelo fórum. Para isso eu chamarei um convidado que irá tirar suas dúvidas e lhes ensinar sobre como funciona o jogo. Seja bem-vindo Roxinilson.



confusedRoxinilson: Olá senhor Mestre Supremo do Universo, eu sou um novato no RPG de fórum e estou cheio de dúvidas. Então vamos lá! Primeiro eu gostaria de saber como eu vou saber separar minhas falas como jogador das minhas minhas falas como personagem? Às vezes eu quero falar com o pessoal, mas não é meu personagem que vai falar, entende?

Sua dúvida está perfeitamente clara Roxinilson. E é Mestre Supremo do Mundo, e não do Universo. Apesar de eu estar bem próximo de alcançar o nível de Mestre Supremo do Universo... Mas enfim, sobre a sua pergunta. Quando você jogar RPG e estiver em uma aventura, para separar as suas falas de seu personagem, basta separar as falas de duas maneiras.

Se você quiser falar em OFF, isto é, falar como jogador e não como personagem, basta que você coloque sua fala entre parêntesis. Veja este exemplo:


Exemplo de Fala em OFF escreveu:(Caramba Bruno! Às vezes tu é mesmo um sem noção né? Como raios você solta sua Cota de Malha no chão só porque alguém pediu?)

Se você quiser falar em jogo, isto é, falar como seu personagem e não como jogador, basta que você coloque no começo de sua fala um travessão (ou hífen). Veja este exemplo:

Exemplo de Fala em jogo escreveu: - Não precisa cuidar deste fedelho! Eu mesmo dou conta dele! Dê a ele uma espada para deixar a coisa justa que isto não vai durar muito!


confusedRoxinilson: Umm... Acho que entendi. Tá, mas às vezes eu não vou colocar falas, mas sim ações, neste caso como devo proceder? Meu anão quer atacar o personagem do Bruno, como eu faria isto?

Acho que todos nós queremos atacar o personagem do bruno Roxinilson! Ele merece! Mas voltando a situação em questão... É simples  meu caro Roxinilson. Se o seu personagem quer fazer uma ação como por exemplo atacar o personagem do Bruno, basta que você coloque esta ação entre asteriscos. Neste caso você pode se colocar no papel de primeira pessoa (eu faço a ação) ou no papel de terceira pessoa (meu personagem faz a ação), depende do que você prefere. Veja estes exemplos:

Primeiro um exemplo de ação em primeira pessoa.


Exemplo de uma ação em primeira pessoa escreveu:*Reparando que Rhogar está muito ocupado distraído com a elfa de vestido justo, eu pego meu machado de duas mãos e lhe dou um golpe cortante nas costas para a tentativa de um golpe surpresa*

Agora um exemplo de ação em terceira pessoa.[/color]

Exemplo de uma ação em terceira pessoa escreveu:*Enquanto Rhogar é golpeado com um ataque de machado por trás, Drax empunha sua adaga com toda sua força e parte com velocidade para perfurar a parte descoberta da cota de malha na axila direita do meio-dragão com um ataque perfurante*


confusedRoxinilson: Acho que entendi. Bom, mas eu sei que jogar RPG também envolve rolar dados. Como eu posso fazer para rolar dados? Eu devo jogar os dados em casa, tirar uma foto e colocar a imagem no fórum?

Esta é uma boa sugestão Roxinilson, mas daria um trabalhão. Primeiro saiba que de maneira geral quem irá rolar os dados é o Mestre, ou narrador se preferir. Todavia, se você quiser criar um tópico e quiser rolar alguns dados não é algo tão difícil. Ao postar uma resposta (e não resposta rápida) em um tópico há uma opção logo abaixo onde diz "Lançamento de dados". Ali você pode escolher quais dados quer rolar e quantas vezes quer rolar. Porém o resultado sempre será gerado em uma postagem abaixo da sua. Veja o resultado de alguns lançamentos de dados:

Exemplo de Lançamento de Dados escreveu:O membro 'Sor Thiago' realizou a seguinte ação: Lançamento de Dados



#1 'D4' : 4, 1
--------------------------------
#2 'D6' : 3, 1, 3, 1
--------------------------------
#3 'D10' : 6, 10
--------------------------------
#4 'D20' : 15
--------------------------------
#5 'D100' : 98


confusedRoxinilson: Acho que agora eu entendi, e estou pronto para jogar! Ah, uma última dúvida, e quanto a minha ficha? Sei que utilizaremos o formato de D&D 5ª Edição, mas onde ficará minhas informações?

Bom querido Roxinilson, fico feliz em ver lhe ajudei com suas dúvidas. Quanto a sua dúvida final, a sua ficha será montada junto com seu mestre no tópico destinado a isto. Logo após ela ficará fixada ao seu perfil. Assim que ela tiver sido preenchida, basta que qualquer membro do fórum clique em "Ficha de Personagem Completa" para vê-la.

Bom, agora que Roxinilson tirou suas dúvidas deixo o tópico aberto para que outros possam perguntar a vontade. A medida que forem colocando respostas eu vou adicionando aqui em cima no tópico. Se a dúvida for mais urgente mande um PM. Até mais pessoal!

- Sor Thiago


Última edição por Sor Thiago em Ter 21 maio 2019 - 15:03, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Este tópico será constantemente editado.)
Sor Thiago
Sor Thiago
Professor

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/05/2019
Idade : 35
Localização : EMEF Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler

Ficha de Personagem Completa
Nome da Personagem: Enaisiul
Raça/Classe: Meio-Elfo / Paladino
Pontos de Experiência:
Como Jogar RPG no Fórum Left_bar_bleue999/1000Como Jogar RPG no Fórum Empty_bar_bleue  (999/1000)

https://livroabertoadolfina.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Jogar RPG no Fórum Empty Exemplo de Lançamento de Dados

Mensagem por Sor Thiago Seg 20 maio 2019 - 17:00

Veja o exemplo de lançamento de dados logo abaixo...
Sor Thiago
Sor Thiago
Professor

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/05/2019
Idade : 35
Localização : EMEF Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler

Ficha de Personagem Completa
Nome da Personagem: Enaisiul
Raça/Classe: Meio-Elfo / Paladino
Pontos de Experiência:
Como Jogar RPG no Fórum Left_bar_bleue999/1000Como Jogar RPG no Fórum Empty_bar_bleue  (999/1000)

https://livroabertoadolfina.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Jogar RPG no Fórum Empty Exemplo de Lançamento de Dados

Mensagem por Sor Thiago Seg 20 maio 2019 - 17:00

O membro 'Sor Thiago' realizou a seguinte ação: Lançamento de Dados


#1 'D4' : 4, 1

--------------------------------

#2 'D6' : 3, 1, 3, 1

--------------------------------

#3 'D10' : 6, 10

--------------------------------

#4 'D20' : 15

--------------------------------

#5 'D100' : 98
Sor Thiago
Sor Thiago
Professor

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/05/2019
Idade : 35
Localização : EMEF Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler

Ficha de Personagem Completa
Nome da Personagem: Enaisiul
Raça/Classe: Meio-Elfo / Paladino
Pontos de Experiência:
Como Jogar RPG no Fórum Left_bar_bleue999/1000Como Jogar RPG no Fórum Empty_bar_bleue  (999/1000)

https://livroabertoadolfina.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Jogar RPG no Fórum Empty Re: Como Jogar RPG no Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos